2007/08/09

Rússia urgente!

Resultados da política social do regime burguês na Rússia.


Após 15 anos.


Irrompeu uma real ameaça de catástrofe demográfica. A taxa de mortalidade é 1,6 vezes mais alta do que a taxa de natalidade.

O salário real em 2006 foi duas vezes inferior ao de 1990, a renda mensal média, 2,5 vezes e as bolsas estudantis, 7 vezes. A renda média mensal em Moscou é de 3500 rublos(100 euros).

Fecharam-se 70 mil indústrias.

O Produto Interno Bruto da Federação Russa é duas vezes inferior. Perdeu-se a independência nutricional.

Paramos de cultivar 35 milhões de hectares. Importamos 50% dos produtos. Reduziu-se o consumo calórico a um terço, enquanto que o consumo de leite reduziu o dobro.

Na Federação Russa realizam-se 3 milhões de delitos por ano(o dobro do que na RSFSR).

São registrados 4 milhões de alcoólatras e 1,5 milhões de narco-dependentes.

A população da Rússia reduziu-se em 12 milhões de pessoas, 6 dos quais nos sete anos da era Putin.

A espectativa de vida reduziu-se em 10 anos. Até 70% das crianças nascem com diversas doenças.

Diferenças de renda: a correlatividade de rendas entre os 10% dos mais ricos e os 10% dos mais pobres é em Moscou de 41 para 1(na União Soviética era de 4 para 1). Um em cada quatro homens em idade de trabalhar está desempregado.

Devido a nutrição deficiente, a estatura média dos russos reduziu-se em 1,5 cm. Até 15% de todos aqueles que se tornam soldados apresentam subnutrição. O vigor físico dos jovens diminuiu em 18%. As mulheres jovens estão ainda mais fracas.

O número de funcionários públicos duplicou, superando a 3 milhões. O número de estudantes diminuiu em um quarto, enquanto a quantidade de crianças sem-lar supera a 4 milhões.


Texto original: http://www.kprf.ru/rus_soc/50648.html


Traduzido do Esperanto, de Raporto.info



Comentário:

Apesar de eu não conhecer o idioma russo, dá pra perceber que o artigo é proveniente do site do partido comunista KPRF, da Federação Russa. É curioso observar que a situação que lá se instalou e que, como diz o tal partido, é calamitosa, não se iniciou agora, sob o atual regime, porém, é herança de outros tempos. Na então União Soviética, o que fez aquele regime (que não sobreviveu nem ao século XX) para evitar que os problemas chegassem a esse ponto? Tudo isso me cheira a oportunismo: é necessário que as coisas mudem para que continuem como estão. Provavelmente é outra máfia querendo derrubar a que está atualmente no poder.




Nenhum comentário: